segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UM ABOIO

PRODUÇÃO DE ARTE E BENS ARTÍSTICOS ATRAVÉS DOS SÍMBOLOS

Moacir Morran

O homem, desde o surgimento do Australopithecus Africanus segundo a visão evolucionista e/ou Adão segundo a visão criacionista, desenvolveu a sua relação com mundo através do ato de simbolizar, tornando-se uma ação ritualística que refletiria todas as suas expressões sobre o mundo ao seu redor e a vida. As pinturas rupestres, por exemplo, traduziam os acontecimentos que o homem primitivo enfrentava em seu cotidiano; expressões pintadas cuja decifração revelava uma rede ainda recôndita de significados. A necessidade de simbolizar nasce, sobretudo, do desejo de interagir e interpretar o mundo. A arte configura-se “como um dos subsistemas simbólicos da cultura” (Texto-base da Conferência Nacional de Cultura - Eixo I), mas vale salientar que para fins didáticos podemos dividir a produção simbólica de arte em duas dimensões: dimensão simbólica material e dimensão simbólica imaterial.


Dimensão Simbólica Material refere-se aos símbolos criados pelas civilizações que tem natureza corpórea, ou seja, são os símbolos palpáveis. Os achados arqueológicos, tecidos, utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas etc. são manifestações materiais que fazem parte do contexto cultural e artístico de um povo.

Dimensão Simbólica Imaterial refere-se aos símbolos criados pelas civilizações que tem natureza incorpórea, ou seja, são os símbolos abstratos. Os saberes, danças, cantos, música, ritmos, rituais, celebrações, manifestações orais, gestuais etc. são manifestações imateriais que fazem parte do contexto cultural e artístico de um povo.


Apesar da subdivisão, as dimensões simbólicas supracitadas são homogêneas, sendo por muitas vezes apresentadas conjuntamente, por exemplo, uma obra de arte (pintura) que se apresenta na forma material e imaterial, entre outros. Ambas as dimensões surgem das ações humanas, produzindo bens simbólicos que formam um mosaico complexo e diversificado, cujo intuito maior é a leitura humana sobre os fatos e coisas. Essa visão antropológica da produção simbólica da arte nos permite vislumbrar as manifestações artísticas conhecidas, bem como outras expressões que caracterizam a nossa diversidade cultural.

Nenhum comentário: