quinta-feira, 31 de março de 2011

UM ABOIO


ELOGIOS AOS AMALDIÇOADOS



Hoje fui surpreendido pelas frases preconceituosas, via twitter, de autoria do Senhor Marco Feliciano que se intitula Pastor, Escritor, Cantor e atualmente detentor de uma vaga de Deputado Federal acerca de uma maldição proferida por Noé ao seu neto Canaã. Com este mote bíblico, Marco Feliciano ao afirmar que o amaldiçoado Canaã retirou-se para a Etiópia jogando a maldição de Noé por todo o continente africano. O tal Pastor vai mais além, como se entendesse de implicações sociológicas e políticas, afirmando categoricamente que as moléstias sociais, política e de saúde tão comuns na África advêm da maldição. Por conseguinte, quem descende daquele povo traz consigo a praga!

Não sou teólogo, mas através da própria Bíblia derrubarei os argumentos estúpidos de uma pessoa que se diz pregador da verdade. Se nos reportarmos ao Livro de Gênesis, capitulo 9, versículo 25: “E disse [Noé]: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos”. Vale salientar que a maldição decorreu do famoso episódio da embriaguez de Noé e de uma cena de nudez. Bem, a praga proferida é direta, Noé em nenhum momento disse que os descendentes de Canaã também seriam amaldiçoados. Afinal como era um homem reto e devoto a Deus, o patriarca só poderia praguejar o envolvido no episódio e nada mais. Alguém pode perguntar o que a África tem haver com essa maldição? Na verdade nada, primeiramente, Canaã era descendente do mesmo tronco de Noé, se tivesse uma possível maldição sobre os descendentes certamente eles não eram nativos da África, por motivos óbvios. Seriam todos descendentes de Adão, Sete, Enos, Quenã, Malalel, Jarede, Enoque, Metusalém, Lameque, Noé, Cã e, por último, Canaã. Segundo fato Canaã não foi quem povoou a África,  não há registro bíblico e muito menos histórico. E terceiro e mais importante a fome, miséria, doenças fatais e outros distúrbios sócio-políticos que se dão no Continente Africano não tem anuência de Deus por causa de uma maldição.

O senhor Marco Feliciano tem que ler além de sua bíblia (que deve ter alguma coisa errada na tradução ou descrição) alguns livros de economia, sociologia e política para entender o contexto que vivemos e, sobretudo, desvendar os tentáculos letíferos de um sistema que promove as disparidades sociais. O povo africano não é amaldiçoado, mas sim espoliados por pessoas como você que buscam pregar mentiras como se fossem verdades únicas e inquestionáveis.

Salve a África e nós os vós filhos: Sarará e Axé! Abaixo a intolerância e sobretudo a mentira!

Nenhum comentário: