quarta-feira, 22 de abril de 2009

Diálogos Cordelescos

Essa disputa de poesia acontece no Festverso 2006, realizado no orkut. Tive o azar e a sorte de pegar um dos maiores poetas desse Brasil, cearense da gema: Arievaldo Viana. Ei-la:

Arievaldo Vianna X Moacir Morram

AV:
Eu fui nascido e criadoLá no Quixeramobim!
Eu nunca fui cabra ruim,
Sou manso, ordeiro, educado.
Mas, quando desafiado,
Me transformo em Carcará,
Pego a enxada e a pá
E abro o canal da rima!
Sou filho de Evaldo Lima,
Cantador do Ceará!

MM:
Para quem não me conhece:
Sou do sertão do Ceará
Eu nunca fui carcará
E não sou de fazer prece.
Mas minha fé não esmorece
Nessa luta, tão mundana!
Eu sou de Jaguaruana,
Que faz rede de dormir,
A minha alcunha é Moacir,
Sou de origem africana.

AV:
No meu tempo de criança,
Eu assistia reisados,
Lendas de reis encantados,
Que não me saem da lembrança:
Os Doze Pares de França
Com turcos a pelejar,
Cantador improvisar...
E tudo me comoveu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
Rebuscando a tradição,
Eu me lembro de Trancoso
E do Pavão Misterioso,
Como marcas de um brasão,
Que simboliza a nação
Tão digna, desse lugar,
Que soube bem preservar
Tudo aquilo que era seu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Lembro a famosa “Chegada
de Lampião no Inferno”
Um clássico, logo, eterno,
Por sua forma engraçada.
Lembro a Peleja inventada
De Aderaldo a travar
A língua, para enganar,
E o Pretinho se perdeu...
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
Está no livro da mente,
Todo escrito com a lembrança,
O passo de cada dança,
O segredo do repente!
E cada aboio estridente
Que se escuta, num cantar,
É a tradição popular
Que, pro povo, não morreu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Quem bebeu água de pote,
Atirou de bolandeira,
Trepou-se na cumeeira,
Chamou turma de "magote”,
Chamou sapo de "caçote”,
Foi pra novena rezar,
Viu a fogueira estalar,
Em noite escura de breu...
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
Tem Mateus e Catirina,
Tem Jaraguá e Papangu,
Embolada e cururu,
Tem sanfona e concertina!
Tem até Festa Junina
Pra quem gosta de dançar!
E hoje eu vou te ensinar
O que não tem no liceu:
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Tem quixó e tem preá.
Tem arataca e mocó.
Tem macumba e catimbó.
Tem batata e tem cará.
Jangadas, do Ceará,
Deslizando pelo mar!
Tem quenga, tem lupanar,
Tem Zé Ramalho e Alceu...
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
Procissão para Maria,
Na Igreja e no Candomblé,
A batida do toré,
Vodu e Feitiçaria,
Que revelam a magia
De um mosaico secular!
E que é preciso estudar
Do começo ao apogeu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Relembre o Cego Aderaldo
E o Pinto do Monteiro,
Um professor verdadeiro
Do poeta Arievaldo...
Uma feijoada, seu caldo,
O compadre vai provar...
É um prato secular,
Que o africano nos deu.
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
A História, oral e escrita,
Nesse país de mistura,
É o que alimenta a cultura,
A popular e a erudita!
Coco, Frevo e Pau-de-Fita,
E saraus, pra te encantar...
Tanta coisa pra citar
Que encheria o Coliseu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Folguedos da Cavalhada,
Papangu, Mineiro-pau,
Canjica, angu e curau,
Em bela noite estrelada!
Na fogueira iluminada,
Num fole velho a tocar,
Num violeiro a cantar
Cantigas que aprendeu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
O pastoril, o Xaxado,
Ciranda e Maracatu!
Um caldinho de aratu,
Um carneiro bem guisado.
Um alpendre ventilado,
E uma rede pra deitar
Olhando, de noite, o luar,
Que, lá em cima, apareceu!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

AV:
Lembro do feijão tropeiro,
Do cuscuz com rapadura,
Da nossa Literatura,
Do cordel mais brasileiro!
Lembro o trovão de janeiro,
Quando a chuva vai chegar
No Nordeste, meu lugar,
Recanto que Deus me deu...
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

MM:
Todos os Cordéis da vida,
Cantorias do sertão,
As obras de um artesão,
Todo tipo de comida,
A tradição aprendida
Como sangue, a circular...
É que nos faz avançar
E descobrir nosso "eu"!
Se você já se esqueceu,
Eu vou te fazer lembrar.

Mote de Seu Ribeiro

Nenhum comentário: