sexta-feira, 24 de abril de 2009

UM ABOIO

ESCOLHAS INTELIGENTES EM TEMPOS DE INCERTEZAS

Envolvidos numa grande crise financeira, muitos de nós tendem a renegar os investimentos no mercado financeiro e de ações, influenciados por notícias capengas e extremistas. A avalanche de má notícias abarrotam-se no cotidiano, sendo fomento até para o papo no botequim. Crise, crise, crise! Todos vêem o óbvio, mas poucos vêem o extraordinário de tudo isso. São nesses momentos inóspitos em que as diversas oportunidades aparecem como se pipocassem como mágica. A compra do carro, da casa própria, montar o próprio negócio e porque não: investir no mercado financeiro! A primeira vista, essa última atitude caracteriza-se como um suicídio, contudo se o investidor tiver prudência e paciência isso pode se tornar o crescimento e/ou a ressurreição dos seus investimentos.
Nas palavras brilhantes de Gustavo Cerbasi, escritor e consultor, que ministrou a palestra: “Escolhas inteligentes em tempos de incertezas”, as conclusões que iniciam o texto são corretíssimas, desde que tomadas as devidas precauções. Ele demonstrou – ao iniciar a palestra - a fórmula para abundância financeira: “Gaste menos do que você ganha e invista a diferença” e com essa palavras concisas e diretas trilhou as várias atitude inteligentes que um investidor deve realizar para afugentar o fantasma da crise: primeiro, planejamento inteligente é o equilíbrio: o uso racional de sua riqueza, buscando um ponto de equilíbrio entre despesas e receitas, propiciando excedentes de receitas para investimento e posterior luxo; acumulação inteligente é a disciplina: manter a ordem em seus gastos e receitas, evitando eventos improváveis e imensuráveis, através de orçamentos a pessoa acompanha o seu fluxo monetário, acompanhando de perto as distorções de seus gastos e/ou desperdícios de receitas; investimento inteligente é a eficácia, muitos investidores seduzidos por grandes companhias preferem investir seu dinheiro nelas, alimentando a ilusão de lucros imediatos e certos, por sua vezes essas companhias podem ser um investimento eficientes, contudo não são eficazes no retorno do investimento, não existe o melhor investimento, existe investimentos e o bom investidor tem que saber mediante suas circunstância qual cabe em seu orçamento; Diversificação inteligente é a consciência, é sempre bom que o investidor seja consciente dos investimentos que irá realizar, não mergulhar na onda dos modismos e nem de euforia exacerbada do mercado, ao escolher os seus investimentos o investidor procure conhecê-los e acompanhá-los com esmero. Afinal, a consciência irá pesar, se você por um momento de impulso investir no desconhecido, sonhando com a lucratividade exorbitante. Nesse caso, é preferível jogar na loteria, a probabilidade é idêntica.
Diante do que foi exposto, percebe-se que a crise não deve ser encarada com medo, mas com ousadia e precaução. Afinal, o mundo não pode parar. O fluxo financeiro tem que tomar o seu ritmo normal, remediando a catástrofe econômica, contudo o remédio está na motivação do consumo e dos investimentos que gira a grande maquina da macro e microeconomia. E essa motivação não se resolve simplesmente com planos econômicos, isenções tributárias, incentivos e empréstimos governamentais, se a não plantamos em cada um de nós.

Nenhum comentário: