segunda-feira, 27 de agosto de 2007

UM ABOIO

SALVE, SALVE À CONTABILIDADE


A Contabilidade ainda hoje é uma ciência oculta, apesar de sua importância indispensável para economia de um país. O contador tornou-se refém de uma jornada de trabalho entre quatro paredes que atrofia os raios de ação de sua área de conhecimento, propiciando um ostracismo das Ciências Contábeis no meio social. Porque as pessoas só lembram da Contabilidade no recolhimento de impostos, nas confecções de balanços e/ou demonstrativos, na abertura e fechamento de empresas? Por culpa em uma categoria dentro de nosso segmento profissional é irresponsabilidade! A culpa é nossa e deve ser compartilhada igualmente. Não há inocentes! O Conselho de Contabilidade precisa acordar e esboçar ações que valorize a profissão na sociedade, prestando serviço à comunidade. OAB, por exemplo, sempre está inserida em campanhas e eventos dentro de seu âmbito, fazendo publicidade de suas ações como a campanha “Cansei”. E tem muitas outras ações, dentro do raio de ação do Conselho Federal de Contabilidade que poderia contribuir com a publicidade da profissão e engrandecer o seu status. Por exemplo, a exigência obrigatória de cargos que exijam conhecimentos contábeis seja preenchida somente por candidatos tenha curso superior em Ciências Contábeis; exigir dos órgãos fazendários federais, estaduais e municipais um tratamento diferenciando para o profissional contábil; formular campanha que busquem beneficiar a comunidade e o empresariado; exigir do governo participação ativas nas decisões econômicas e tributárias, entre outras.
Essa outra sugestão é minha: levar as escolas o conhecimento dessa ciência bem como ensiná-las nas escolas, formando assim o futuro empresário ou contador. Se houve um ensino de contabilidade nas escolas, teríamos menos empresas quebrando. Grande parte do empresário brasileiro tem apenas o ensino médio e possui um conhecimento incipiente da contabilidade de sua empresa; informações importantes que poderia ajudá-lo a prosperar em seu ramo. A Contabilidade ajudar-lhe-ia conhecer o seu negócio sob a óptica fiscal e financeira, dando-lhe conhecimento bastante para lidar com seu negócio com muito mais lucidez. O Conselho Federal poderia levantar essa bandeira e encabeçar uma campanha nesse sentido.
As Ciências Contábeis têm sido postergados pela falta de conhecimento de sua importância, o ostracismo e a nossa irresponsabilidade, porém não é tarde para reverter essa situação e dar as Ciências Contábeis o seu devido mérito. Afinal, as pessoas têm que saber que a Contabilidade é uma das grandes heroínas quando uma economia de um país vai bem.

Nenhum comentário: