quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UM ABOIO

A cidade de Jaguaruana-Ceará sofre um atraso crônico, que já se tornou parte de nossa cultura. Todos os nossos administradores passados e presentes, incluindo todos os vereadores também, na esfera pública e política, capitanearam o retrocesso dessa cidade. A clarividência dessa afirmação encontra-se comprovada nos números que medem o processo de um município. Hoje eu vou ressaltar mais: o conhecido Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), utilizando-se de dados apurados no ano de 2008 (última vez feita essa mensuração). Depois do IDEB, o IDM evidencia o nosso estado deplorável de subdesenvolvimento em várias instâncias que esse índice mensura. No ranking do IDM, somos 58º com um índice vergonhoso de 31,61, perdendo para municípios “ditos” pequenos como Itaiçaba (índice: 33,69) e Quixeré (índice: 35,42). A incapacidade de nossos Administradores públicos é revelada pelos números deploráveis de desenvolvimento que nossa cidade amarga. Todos nós sabemos de nossa capacidade desenvolvimentista, bem como nosso potencial econômico, mas parece que os Administradores (todos eles) não sabem ou fingem que não sabem.
Quando falo em ignorância administrativa, ainda têm pessoas tão burras quanto os administradores que dizem que minto. Os números estão aí ao alcance de qualquer cidadão. Reitero os números não mentem e o reflexo da ignorância administrativa resplandece nesses índices. A nossa história política casou-se com o atraso e até hoje não houve divórcio, continuamos reféns dos descasos públicos do poder local. Todos os administradores públicos não têm compromisso com a cidade, mas sim com o grupo político a quem está atrelado.
Nesse ano as promessas infundadas se avolumam e saltam das bocas mal-intencionadas de alguns políticos, contudo eles não apresentam um plano de governo conciso e consonante com a realidade local aos seus eleitores. Vive do “gastar de saliva” na ânsia de ludibriar as pessoas desinformadas. Esse ano é preciso pensar e repensar, dando um voto para quem tem plano diretamente ligado a nossa cidade, nada de coisas genéricas e sem noção. E exigir que o candidato e candidata mostrem seu plano de governo, preferencialmente registrado em cartório, para que possamos avaliar no final de seu mandato se o mesmo cumpriu o que foi prometido.

Nenhum comentário: