sexta-feira, 20 de agosto de 2010

UM ABOIO


PARA ONDE VÃO AS NOSSAS FEZES?
No dia hoje acordei com uma notícia que nem soa como uma surpresa: A maioria dos brasileiros não tem qualquer acesso à rede de esgoto. Outra vez direciono meu prisma a Jaguaruana. Apesar de o Ceará está bem colocado na abrangência da rede de esgoto (se comparado a outros Estados da Federação), segundo a pesquisa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ainda há cidade no Estado que não tem sequer um centímetro de esgoto. Nesse caso Jaguaruana está vergonhosamente enquadrada. Sabe-se que a cultura do saneamento básico no Brasil é muito precária, apesar de que ainda no período monárquico já se via essa preocupação na cidade do Rio de Janeiro. Por causa daquele velho jargão política que dizia que rede de esgoto não dar voto porque fica debaixo do chão, muitos políticos nunca nem se importaram em colocar a rede de esgoto nos seus planos de governos. Os números levantados pela pesquisa são assustadores, demonstram sinais evidentes de nosso subdesenvolvimento.
A minha cidade vai completar 120 anos de emancipação política e 175 anos de emancipação religiosa, dispomos de tantas tecnologias como telefones, celulares, emissoras de rádio, computadores e até internet banda larga, contudo a rede de esgoto continua sendo um artigo de luxo até para os mais endinheirados da cidade. Os administradores públicos não sabem a importância de uma rede de esgoto dentro de nossa sociedade. Só uma rede de esgoto implantada na sede de um município de Jaguaruana reduziria os problemas de saúde em mais da metade dos percentuais de hoje. Essa redução traria grandes benefícios à cidade. O custo-benefício desse empreendimento é comprovadamente cientificado. Todos os índices que mensuram o desenvolvimento de uma cidade crescem vertiginosamente, só com a implantação de uma simples rede de esgoto. Será que os administradores que passaram e os que estão ainda pararam para pensar nisso? Creio que não.
Os dejetos da cidade não têm um tratamento minimamente humano, são jogados em qualquer parte, poluindo rios, matas e via pública. Um verdadeiro crime contra a natureza! Só para pontuar outro benefício é no sentido de controlar enchentes, pois as redes de esgoto facilitam o escoamento das águas com um sistema hidráulico eficiente.
Ainda torço que a minha Jaguaruana possa ter uma rede de esgoto antes do século XXII e que Deus me permita testemunhar esse desenvolvimento.

Fontes: IBGE e UOL

Nenhum comentário: