domingo, 5 de setembro de 2010

UM ABOIO DE JÚBILO

A VOLTA DE EMÍLIA FREITAS A JAGUARUANA
A minha alma encontra-se em êxtase pleno. Estou preste a resgatar uma filha ilustre de minha terra que andou longe de nossa vista. A elite jaguaruanense, sobretudo política, tentou silenciá-la, colocando-a numa jaula do ostracismo inculto, mas tenho a honra de arrancá-la das trevas. Emília Freitas, em breve, reencontrar-se-á com seu povo e a sua terra de devoção. Os meus conterrâneos a virão nas páginas de seu maior romance que se tem notícia: A Rainha do Ignoto. Aos que não conhece o romance, por motivos óbvios, não vou sintetizar a história, mas adianto que esse romance psicológico é tido por muitos um marco na literatura nacional. A Rainha do Ignoto subverteu seu tempo em inúmeros âmbitos: escola literária, temática, realismo-fantástico e idéias feministas. Os filhos de Jaguaruana irão se identificar com várias coisas no livro: leiam e descubram!
Logo estarei em Jaguaruana para doar 9 (nove) livros do romance. Sei que é uma contribuição pequena, contudo de valor imensurável. As gerações de hoje e de amanhã não dirão que não tiveram oportunidade de ler um romance de uma escritora genuinamente jaguaruanense. O plano de distribuição dos exemplares vai ser da seguinte forma: Biblioteca Municipal – 3 exemplares; Escola Manoel Sátiro – 3 exemplares; Escola Francisco Jaguaribe – 3 exemplares. Devo salientar que o meu escopo não se finda na simples distribuição dos livros em questão, a minha intenção é despertar nas pessoas de minha cidade a valorização de Emília Freitas e que essas pessoas não a deixe mais morrer no esquecimento coletivo. Da mesma forma que escrevi no meu samba em homenagem a Emília: “Esquecida pelo tempo/ Mas hoje eu vou lembrar/ Dessa mulher do meu querido Ceará”.

Um comentário:

Kamillo Silva disse...

Querido amigo,
Felicito-me com qual honraria que receberá as bibliotecas públicas de nosso torrão natal. Emília é um regato constante que corre forte nos desvãos das memórias de Jaguaruana. É óbvio que poderia ainda mais...
Fico feliz em saber que você, grande amigo, potencializa, tal intenção.