terça-feira, 9 de março de 2010

Um dedo de prosa dentro da poesia!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Pra que se comemorar um dia de vida,
Se toda a vida já é uma grande celebração
Comemore-a todos os dias
Ao encher os pulmões de ar,
Diga:
- muito obrigado!
Não precisa de festivais!
Não precisa de cantos forçados
E exaustivamente repetidos
Que graça tem isso?
Se dentro de sua alma nada lhe toca.
Se tudo isso é manifestação ostentosa
E nada me acrescenta na vida!
Vida essa que escorre pelos dedos
E se vão como grão de areia ao vento.

A única coisa que eu posso fazer
É cortejar a vida ainda que miúda
Estúpida e pouco afável
É minha e ninguém tasca!
Não ponham o dedo
Não olhem atravessado
Cuidem das suas
Que da minha cuida a arte
O improvável, o descuido
A ausência e o exagero!

Não preciso de seu feliz aniversário!
Eu preciso de sua amizade
Não preciso de seu mais um ano de vida
Eu preciso de seu amor
Não preciso de desejos ao soprar as velas
Eu preciso só do sopro da vida
Derramando-se sobre mim

E o resto... o resto que se exploda!

No meu aniversário quero a simplicidade
Da “Ultima crônica” de Fernando Sabino!

Nenhum comentário: