quinta-feira, 17 de junho de 2010

ABOIO ENTOADO

A umbanda é a tradução mais peculiar da formação (ou invenção) do Brasil. A origem da palavra tem suas raízes no termo Kimbanda ligado à magia de cura, há outros que relatam que se originou das palavras Aum + Bandha, originalmente sanscrito e entoado como mantra. Independente da origem desse ritual que existe em todos os cantos do Brasil, com feições peculiar de cada local, a Umbanda – ontem, hoje e sempre - é um patrimônio imaterial tipicamente nosso. O sincretismo religoso de suas manifestações componhe a estrutura da Umbanda como uma manifestação da fé.
Apequenar a cultura religosa de nossa gente é querer destruir nossa identidade como nação. A deturpação e o lixamento da Umbanda e das expressões religiosas de origem indígenas e africanas capitaneada pelas igrejas evangélicas são no mínimo um ferimento vilipendioso ao preceito constitucional da liberdade da expressão religiosa. Ao pregar a demonização dos ritos afros e ameríndios, esses estúpidos pastores pregam a intolerância, o preconceito.
e o ódio. Nossas instituições estatais legalmente constituídas não podem testemunhar essa vergonha com um silêncio atormetador, é preciso parar com tudo isso.
Um sarará para todos!

Nenhum comentário: