segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UM ABOIO NO FORROBODÓ

O forró é mais uma tradição que por detrás de sua origem tem um mosaico de miscigenações culturais. Dizem que ela deriva de danças tradicionais: portuguesa e holandesa, apimentadas pelo toré (dança indígena) e dança negra. É dança que sintetiza a mistura brasileira dessa nação. Para Câmara Cascudo, o termo forró é originário da palavra africana forrobodó - que é do dialeto banto - que significa: arraste-pé, farra, confusão e desordem. O seu ritmo e sua dança são amparados pelo que se convencionou chamar de regional composto de sanfona, triangulo e zabumba. As noites nordestinas são bastante animadas, ainda mais quando chega o período junino.
Deve-se reconhecer que Luiz Gonzaga foi um dos grandes arautos do ritmo. Sem se esquecer de outros como: Alceu Valença, Alcymar Monteiro, Chico Salles, Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Jackson do Pandeiro, Jorge de Altinho, João do Vale, Marinês, Sivuca, Trio Nordestino e Zé Ramalho.
O dia 13 de Dezembro, também data de nascimento de Luiz Gonzaga, é considerado o Dia Nacional do Forró, uma dia para ser dançado não somente no Nordeste, mas em todos os rincões desse Brasil!

Nenhum comentário: