segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UM ABOIO

Ando irritadíssimo com a insensatez da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará – Semace. Uma denúncia que fiz em 29 de setembro de 2010 sob o nº 3.094/2010 continua sem resposta, quão a hipótese de Hodge. Das vezes que ligo só ficam me jogando de setor para setor como frescobol. Não suporto tanta humilhação! Por incrível que pareça nesse país quem busca contribuir para o bem comum, e nesse caso o meio-ambiente, é tratado como um palhaço. Os tais servidores públicos (que não servem a ninguém) são de uma brutalidade indecorosa. Até a Ouvidoria da Secretaria compactua com o estado deplorável de letargia. 
Acontece que não é a ineficiência e a ineficácia da Semace que me atormenta o juízo, mas sim a preservação ecológica do meu Ceará. Hoje a Semace só funciona para arrecadar dinheiro com licenças ambientais, que parte delas é emitida pela força econômica de grupos empresarial em detrimento do nosso frágil bioma. Não precisa ser um engenheiro ambiental e nem um fiscal especializado para ver as constantes ameaças ao meio-ambiente, só a Semace não ver (será?) Eu tenho diversas denúncias sobre crimes ambientais, mas sou tolhido no momento que vou denunciar na Semace. Sinto-me ainda mais impotente, contudo tenho estudado a Constituição e o Código Ambiental para processar o Estado pela negligência, o desrespeito ao cidadão e, sobretudo, o abuso de poder. Já não dá mais para suportar um Governo e uma Secretaria que ainda tem um pensamento neolítico de Administração Público, onde o povo não tem vez e nem voz.

Nenhum comentário: