sexta-feira, 15 de junho de 2007

UM ABOIO

DESABAFO DE UM PASSAGEIRO DA TOPIC 06
Há dentro de mim um sentimento indomável, busco contê-lo ao escrever esse texto. Sinto uma profunda indignação mesclada ao medo diante do nível de insegurança, que nós cidadãos estão enfrentando ultimamente nas ruas de Fortaleza. Na última terça-feira, dia 12 de Junho, aconteceu uma terrível atrocidade dentro de um transporte alternativo, que todo os dias pego como meu itinerário de volta para casa. Soube da notícia através do noticiário vespertino e mais tarde nos tablóides. Fiquei estarrecido com um crime tão próximo e com o perfil da vítima, podia ter sido eu, você, seu filho, meu irmão e/ou seu irmão, refiro-me assim ao fato pelas coincidências do jovem vitimado comigo e milhares de pessoas que necessitam do transporte coletivo todos os dias. Um estudante de Ciências Contábeis, jovem, do interior e que utiliza o transporte alternativo. Requisitos que se encaixam em mim e numa porção de gente que mora nessa cidade. Não quero reivindicar nada de extraordinário e nem fantástico, só quero minha vida tranqüila de volta. Quero poder ter a certeza de que vou voltar todo os dias para casa, sem iminência fatídica de uma bala no crânio. Quero a paz! Não quero nada demais.
Autoridades (ir) responsáveis pela segurança já estão mais do que na hora de se tomar uma atitude, a letargia de vocês está desmoronando a nossa convivência social, tornando-nos seres de uma savana de concreto!
Isso é um desabafo de um qualquer, um cidadão que o governo posterga, que a Justiça despreza, que a polícia persegue. Sou negro, pobre, trabalhador e estudante, todo os dias saio de minha casa ao trabalho, do trabalho para Faculdade e da Faculdade para casa, uma rotina que se segue pela semana toda. Não nego, hoje sou refém do medo e não tenho mais confiança nas instâncias do Estado. Não vejo a esperança cintilar no imenso túnel da ignorância governamental. Encontro-me euxarido, desprovido de parcimônia e esperando uma resposta convincente de um governo que adormece sobre sua própria vaidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Correção, para o erro de grafia. hehehehe


Sinto-me indignada também por tudo isso que aconteceu...

E ainda mais, essas semelhanças eu não gosto de ver e sentir...

...

Um ótimo texto, uma importante manifestação!

Pode contar comigo, eu apoio!

Xerim