sexta-feira, 5 de novembro de 2010

UM ABOIO

O PAÍS NA ERA MAYARA PETRUSO!




Quando se pensou que todos os holofotes eram para Dilma, eis que surgi outra mulher para roubar a cena. Numa explosão emotiva e pueril, a estudante de Direito Mayara Petruso registrou seu inconformismo ante a derrota de José Serra, dirigindo a sua indignação aos nordestinos. Dentre as várias frases preconceituosas, uma se destaca pela vileza vilipendiosa: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!” Essa frase não é uma mera frase de preconceito nela está contida a intolerância, o nazifascismo e a cultura de violência; uma tríade totalmente abominável em qualquer parte do mundo. E mais reascende um temor que alguns nordestinos guardam no seu íntimo: aversão do povo do sul para com os residentes no Nordeste e no Norte.

Ao pegar o trecho: “Nordestisto (sic) não é gente.” Pode-se dizer que Mayara comunga de uma visão que o nordestino não se enquadra dentro do perfil da raça humana, equiparando-o a um animal ou quem sabe um hominídeo. Há nesse trecho uma clara divisão racial, ainda que recôndita nas entrelinhas. Na mente despreparada de Mayara, talvez educada pelos seus pais, o nordestino é aquele coitado que fora escorraçado pela seca e a penúria, chegando aos grandes centros urbanos para aumentar os problemas sociológicos dali. Já a outra parte: “mate um nordestino afogado!” fala-se por si só. O ódio incutido em Mayara é tão macabro quanto de um serial killer que não suporta conviver com os diferentes. Alguns buscam minimizar o episódio deprimente, afirmando que não foi nada de mais e que Mayara disse em tom de brincadeira. Primeiramente o que disse essa garota é algo grave sim e se foi brincadeira é de péssimo mau gosto. Ela deve pagar, não simplesmente porque mereça, mas para servir de exemplo para outros que tentem repetir o que ela fez.

Claro que indiciar somente Mayara é pouco demais, a partir dela todos puderam ver um país preconceituoso que se esconde por debaixo do falso pluralismo cultural se manifestando vergonhosamente. Na sua maioria uma leva de jovens o que me deixa mais triste.

Espero que o Brasil não feche os olhos para esses acontecimentos vis e que medidas cabíveis sejam tomadas. É uma questão de justiça!

Nenhum comentário: