segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UM ABOIO

MORRE MAIS UMA MARIA NOS TERMINAIS DE FORTALEZA




Ontem (21.11.2010) quando cheguei ao Terminal do Papicu, vindo da casa do meu irmão, fazia alguns minutos que havia acontecido o atropelamento. O corpo de D. Maria de Lourdes já estava sem vida e rodeado de gente. Busquei, ainda que não seja jornalista, sondar as duas versões. De um lado fatalidade do outro lado imprudência, alguns funcionários tentaram salvaguardar a integridade física do motorista o escondendo da ira dos revoltosos. Nada mais justo. Outros tentavam consolar os familiares, auxiliando de alguma forma a vítima. Testemunhei cada ato e os discursos proferidos pelos dois lados. Meditei com parcimônia.

A imprensa cearense cobriu o fato como algo corriqueiro e mais um na estatística. Jornal O povo, na sua cegueira jornalística, ainda colocou em discussão apenas a imprudência de motoristas e pedestres. Creio que existe mais um personagem nesse fato: o poder público. Pergunta-se: as medidas de segurança nos terminais são aplicadas adequadamente? Tem pessoal especializado suficiente para esclarecer a população? O ritmo estressante dos motoristas não afeta a qualidade de seu trabalho? A logística malfeita dos nossos coletivos não contribui muitas vezes que o usuário se arrisque para não perder um ônibus? Porque demorou tanto o atendimento médico? Milhares de questionamentos são feitos e todos deságuam na negligência governamental. Os grandes especialistas atentam-se ao fato em si, como se este fosse algo esporádico e sem uma origem muito mais complexa.

A verdade é que todos os dias, os usuários e funcionários de transporte coletivo – dentro ou fora de terminal – colocam as suas vidas em risco e ninguém vê isso. Fortaleza é uma bomba-relógio prestes a explodir, mas as autoridades (in)competentes insistem em pintar uma Fortaleza que não existe. Quantos ainda terão que morrer para que os especialistas estúpidos vejam que este fato transcende a imprudência do binômio (usuário e motoristas).

Nenhum comentário: